Prova do Anjo Nestlé
Quem acompanha o BBB sabe que a Prova do Anjo vai além da disputa por imunidade. No BBB 26, ela ganhou um novo significado. Nesta semana, a dinâmica colocou a acessibilidade como protagonista, com o aplicativo Alia Inclui transformando rótulos em informações por áudio para os brothers.
A Nestlé levou para a casa mais vigiada do Brasil uma causa importante: mais de 17 milhões de brasileiros, entre pessoas com deficiência visual e pessoas não alfabetizadas, não conseguem ler rótulos no dia a dia. O aplicativo usa inteligência artificial para descrever produtos, imagens e textos, oferecendo autonomia e praticidade.
Na prova, a tecnologia fez a diferença para os participantes e mostrou para o público como a inclusão transforma a vida de tanta gente, colocando um tema tão relevante em evidência na TV aberta.
Na Prova do Anjo, os brothers contaram com as funcionalidades da parceria entre a Nestlé e o app Alia Inclui para disputar a proteção contra o paredão. A dinâmica aconteceu em duplas, com funções diferentes e o áudio como elemento central da prova.
Na primeira etapa, após o acionamento do cronômetro, um dos jogadores percorria um circuito com barras suspensas em busca de códigos de barras. Ao serem escaneados no app Alia Inclui, os códigos liberavam áudios que guiavam a tarefa. Do outro lado, o parceiro ouvia as mensagens e organizava um expositor da Nestlé com produtos numa versão maior, seguindo o número com a posição indicada. A dupla que conseguiu completar o desafio no menor tempo foi Sarah Andrade e Jonas Sulzbach.
Na segunda etapa, a dupla disputou a imunidade na sorte. Charge, Prestígio e Negresco. O primeiro brother que encontrasse todos os sabores de Nestlé Recheado, escaneando os códigos de barras, seria o primeiro Anjo do BBB 26. E quem levou a melhor? Jonas!
O presente do Anjo foi escolher entre o amor e o poder. Uma mensagem de alguém de fora da casa ou mais uma imunidade para dar? Com saudade, Jonas escolheu a família. Mais tarde, o Anjo colocou o colar em sua parceira de prova: Sarah foi imunizada do primeiro paredão.
A dinâmica foi inspirada na campanha Rótulos que Falam, da Nestlé. Em parceria com o aplicativo Alia Inclui, mais de 1.200 produtos podem ser escaneados via código de barras. Dessa forma, ingredientes, sabores, informações nutricionais e demais características ficam disponíveis por áudio, promovendo praticidade na compra e no consumo.
O app Alia Inclui foi criado para pessoas com deficiência visual, mas é para todos, podendo ser especialmente útil também a idosos e pessoas com dificuldades de leitura ou dislexia. Entre suas funções estão leitor de produto, descrição por imagem, texto rápido, digitalizador de texto e chatbot inteligente para tirar dúvidas. Alia é um acrônimo e traz os valores do aplicativo: Acessibilidade, Liberdade, Inclusão e Autonomia.
Rafael Berenguer, gerente executivo de marketing integrado da Nestlé, destaca que a campanha parte de uma visão ampliada de inovação. “Rótulos que Falam nasce da convicção de que o acesso à informação é parte essencial da experiência de consumo. Ao levar essa iniciativa para o BBB, nosso objetivo foi mostrar que acessibilidade não é um tema à parte, mas um critério de inovação que precisa estar integrado à cultura, ao entretenimento e à vida real das pessoas.”
Liderando o movimento de acessibilidade na indústria de alimentos, a Nestlé traz o tema para o BBB 26, mostrando como a tecnologia pode tornar produtos mais inclusivos.
Os rótulos Nestlé agora falam com as pessoas. Baixe o app e saiba mais.
Texto legal
17 milhões de pessoas correspondem à soma de pessoas com deficiência visual e pessoas não alfabetizadas, segundo dados do IBGE (Censo 2022).
Rep: gshow/bbbbbb26, bbb, bbb26, big brother brasil, noticias, novidades, notícias, novidades, vem aí a bbb26, matéria, votar bbb, parcial bbb, votacao bbb, enquetebbb, enquete bbb
Tags